top of page
Visita online ao departamento
Os docentes do Departamento de Farmacologia organizaram uma Visita Monitorada ONLINE por meio de um vídeo que aborda os laboratórios, linhas de pesquisa e demais aspectos.
Docentes disponíveis no departamento

Miriam Galvonas Jasiulionis
FARMACOLOGIA
Linha de Pesquisa: Estresse celular, alterações epigenéticas e transformação maligna
Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Utilizando principalmente modelo celular de transformação maligna de melanócitos e progressão do melanoma estabelecido em nosso laboratório, temos como objetivo:
- Esclarecer a relação entre estresse celular e transformação maligna
- identificar alterações moleculares relacionadas à plasticidade fenotípica do melanoma
- Identificar alterações moleculares associadas a etapas iniciais e tardias da progressão do melanoma
- Obter uma visão global das alterações moleculares em assinaturas de malignidade, transição epitélio-mesênquima e metástase
- Identificar potenciais novos alvos terapêuticos
Além disso estamos trabalhando um modelo de transformação maligna de astrócitos primários humanos, visando a obtenção de um modelo celular de glioblastoma. Também investigamos o efeito do microambiente no crescimento tumoral.
Credenciado Programa de Pós-Graduação da Microbiologia e Imunologia; Farmacologia
E-mail: mjasiulionis@gmail.com

Maria Christina W. Avellar
FARMACOLOGIA
Linha de Pesquisa: Farmacologia Molecular, Endocrina e da Reprodução
Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Tema: Saúde Reprodutiva no Homem. Focos especificos: a) imunidade inata, mediadores inflamatórios e hormônios esteroidais como sinalizadores em morfogênese tecidual e montagem de resposta inflamatória no trato reprodutor masculino, b) estresse por isolamento social, envelhecimento e obesidade: agentes na inflamação no trato reprodutor masculino e SNC; c) estresse e inflamação materna na origem fetal de doenças inflamatórias do trato reprodutor masculino de adultos. Credenciado Programa de Pós-Graduação da Farmacologia
E-mail: avellar@unifesp.br

Rosely Oliveira Godinho
Linha de Pesquisa: Transmissão Sináptica e Sinalização Celular
Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Estudar os mecanismos moleculares envolvidos na sinalização celular de receptores acoplados à Proteína G (GPCR). Dentro desse tema, avaliamos o papel do AMP cíclico na regulação da contração muscular esquelética e da musculatura lisa das vias aéreas, assim como em processos patológicos como a asma e doenças neuromusculares associadas à atrofia muscular. Nossos resultados mostram que a formação intracelular do AMPc é acompanhada pelo efluxo desse nucleotídeo cíclico, e fora da célula, o AMPc é degradado por ectoenzimas em adenosina. Esse evento denominado “via extracelular AMPc-adenosina” é ainda muito pouco estudado, mas já é considerado como um dos mecanismos de controle da sinalização de GPCRs. Credenciado Programa de Pós-Graduação da Farmacologia
FARMACOLOGIA
E-mail: godinho@unifesp.br

Fábio C. Cruz
FARMACOLOGIA
Linha de Pesquisa: Mecanismos moleculares e celulares envolvidos na dependência de drogas de abuso
Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: A dependência de drogas de abuso envolve processos de aprendizado e memória. Esses processos são armazenados em grupamentos de células especificas do sistema nervoso central (neuronal ensembles). Nosso principal objetivo é encontrar esses grupamentos neurais e buscar as alterações moleculares presentes nesses grupamentos, que supostamente pode deixar o dependente mais susceptível a recaída ao uso de drogas.
Credenciado Programa de Pós-Graduação da Farmacologia
E-mail: f.cruz@unifesp.br

Regina Helena da Silva
Linha de Pesquisa: 1- Modelos animais progressivos de doenças neurodegenerativas. 2 - Empatia e motivação dos comportamentos pro-sociais. 3- Considerando sexo e gênero na ciência.
Credenciado Programa de Pós-Graduação da Farmacologia
E-mail: reginahsilva@gmail.com
FARMACOLOGIA

Vanessa Costhek Abilio
FARMACOLOGIA
Linha de Pesquisa: Estudo da fisiopatologia e de novas estratégias de tratamento e prevenção para a esquizofrenia e o autismo
Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Procuramos, por meio do uso de modelos animais, ampliar o conhecimento da fisiopatologia e investigar novas possibilidades de tratamento e prevenção para a esquizofrenia e o autismo. São realizadas abordagens comportamentais, neuroquímicas e moleculares.
Credenciado Programa de Pós-Graduação da Farmacologia
E-mail: vanabilio@gmail.com

Mirian Hayashi
FARMACOLOGIA
Linha de Pesquisa: Identificação e validação de biomarcadores de diagnóstico e desenvolvimento de fármacos baseado em produtos naturais.
Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Atuamos principalmente em duas linhas de pesquisa distintas: (1) produtos naturais e desenvolvimento de fármacos, e (2) identificação de biomarcadores em transtornos mentais. (1) As toxinas presentes nas peçonhas e venenos são de grande interesse científico, principalmente devido ao seu potencial de aplicação biotecnológica e uso terapêutico. Nosso grupo estuda principalmente uma toxina da cascavel Sul Americana Crotalus durissus terrificus, que tem atividade antimicrobiana, antitumoral e que atua ainda na modulação do metabolismo animal. Esta molécula tem sido avaliada como possível transportador de outros fármacos e como agente teranóstico (terapia + diagnóstico) para aplicação em diversas áreas, incluindo inflamação e transplante renal; (2) Os transtornos mentais (TMs), que são desordens potencialmente graves e de alta prevalência, necessitam urgentemente de ferramentas que possam auxiliar na precisão do diagnóstico. Nosso grupo tem contribuído para o melhor entendimento da neurobiologia envolvida nos TMs, com foco especial para o estudo das oligopeptidases e das vias peptidérgicas que possam estar envolvidas na etiologia e/ou patofisiologia de TMs, como a esquizofrenia e/ou transtorno bipolar. Credenciado Programa de Pós-Graduação de Farmacologia.
Acesse: https://farmolab.unifesp.br/
E-mail: mhayashi@unifesp.br

Vanessa Moreira
FARMACOLOGIA
Linha de Pesquisa: Farmacologia da Inflamação
Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: 1 - Estudo dos efeitos de regulação de mediadores lipídicos pró- e anti-inflamatórios derivados do ácido graxos ômega-3 (EPA e DHA) e ômega-6 (ácido araquidônico) sob o ponto de vista histológico, angiogênico e molecular no processo regenerativo muscular, induzido toxinas e venenos de serpentes. 2 - Caracterização de novos alvos moleculares inflamatórios envolvidos no processo de degeneração e regeneração do tecido muscular, utilizando abordagens de transcriptômica, proteômica e lipidômica.
3 - Pesquisa mecanismos moleculares das ações inflamatórias e anti-inflamatórias de venenos de serpentes viperídeos e fosfolipases A2 secretadas, com ênfase em mediadores lipídicos 4 - Estudo dos efeitos de compostos bioativos de origem vegetal com atividade anti-inflamatória e pró-regenerativa.
Credenciado Programa de Pós-Graduação de Farmacologia
E-mail: vmoreira@unifesp.br

Paulo Caleb
Linha de Pesquisa: Farmacogenômica e Metabolismo do ferro
Credenciado Programa de Pós-Graduação da Farmacologia
E-mail: paulo.caleb@unifesp.br
FARMACOLOGIA

Catarina Segreti Porto
FARMACOLOGIA
Linha de Pesquisa: Mecanismos Moleculares e Celulares da Ação de Estrógenos e seus Receptores em Câncer Prostático e Testicular
Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: O câncer prostático é o segundo tipo de câncer com maior incidência em homens no Brasil, e apesar do mesmo depender dos andrógenos para o crescimento no estágio inicial e ser responsivo à terapia de ablação androgênica, em muitos casos o tumor progride para um fenótipo independente de andrógenos, também denominado resistente à castração (castration resistant prostate cancer, CRPC), o qual apresenta pior prognóstico e sobrevida média de 18 meses. Os mecanismos que levam ao desenvolvimento do CRPC ainda não estão esclarecidos. Tumores testiculares de células germinativas, seminoma e carcinoma embrionário (não seminoma), originados de células de carcinoma in situ, são observados na época da puberdade em homens, sugerindo o envolvimento de um componente hormonal. Os andrógenos não estão envolvidos neste processo, os estrógenos poderiam ter uma função. É importante mencionar que além de infertilidade masculina, a resistência ao tratamento em cerca de 30% de pacientes com câncer testicular não seminoma metastático tem sido observada. Assim, o principal foco da nossa pesquisa é o estudo dos receptores estrogênicos: expressão, sinalização intracelular e função em células de câncer prostático independentes de andrógenos e em células de câncer testicular.
Credenciado Programa de Pós-Graduação da Farmacologia
E-mail: csporto@unifesp.br
Linha de Pesquisa: Farmacologia do Trato Urogenital.
Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Estudar a fisiopatologia de doenças relacionadas à próstata e órgãos do trato urinário inferior (bexiga e uretra) em condições patológicas como obesidade, hipertensão e inflamação, assim como avaliar o potencial terapêutico de fármacos, compostos e extratos nas condições citadas acima. Para tal, utilizamos a metodologia clássica da farmacologia conhecida como curva concentração resposta, além de abordagens bioquímicas e moleculares.
E-mail: fabiano.calmasini@unifesp.br
FARMACOLOGIA
Fabiano Beraldi Calmasini

bottom of page