Visita online ao departamento

Os docentes do Departamento de Psicobiologia organizaram uma Visita Monitorada ONLINE por meio de um vídeo que aborda os laboratórios, linhas de pesquisa e demais aspectos.

Docentes disponíveis no departamento

Mônica_Andersen-3357_-_Monica_Andersen.

Monica Levy Andersen

Linha de Pesquisa: Sono-Sexualidade-Pele
Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Investigar os mecanismos e consequências relacionadas com a neurobiologia do sono.
Credenciado Programa de Pós-Graduação da Psicobiologia

lattes.png

PSICOBIOLOGIA

download.png

Denise De Micheli

Linha de Pesquisa: Adolescência; comportamentos de risco; dependência de drogas
Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Estudar a adolescência na sua amplitude de dimensões.
Credenciado Programa de Pós-Graduação de Educação e Saúde na Infância e Adolescência

lattes.png

PSICOBIOLOGIA

Dalva-Poyares-1 - Dalva Poyares.jpg

Dalva Poyares

Linha de Pesquisa: Sono em humanos e Medicina do Sono
Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Distúrbios do sono na população geral, clinical trials em distúrbios do sono
Credenciado Programa de Pós-Graduação de Psicobiologia

lattes.png

PSICOBIOLOGIA

MALU2018 - MARIA LUCIA OLIVEIRA DE SOUZA

Maria Lucia Oliveira
de Souza Formigoni

Linha de Pesquisa: Dependência de substâncias: instrumentos diagnósticos, intervenções virtuais e breves; Interação entre bebidas alcoólicas e energéticas; Educação à Distância na capacitação de profissionais de saúde para atuarem na área de dependências e promoção do bem-estar.
Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Compreender os fatores de vulnerabilidade e proteção (biológicos, psicológicos e sociais) para o desenvolvimento de dependências; desenvolver intervenções preventivas e terapêuticas, e formar recursos humanos nesta área.
Credenciado Programa de Pós-Graduação de Psicobiologia

lattes.png

PSICOBIOLOGIA

download.png

Sabine Pompeia

PSICOBIOLOGIA

Linha de Pesquisa: Cognição humana
Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Avaliar fatores que melhoram e pioram a cognição humana - formas de classificar diferentes tipos de habilidades cognitivas, com ênfase em cognição saudável e suas bases biológicas. No momento estou estudando cognição e comportamento de adolescentes e como são afetados pela maturação puberal e condições ambientais.
Credenciado Programa de Pós-Graduação de Psicobiologia

lattes.png
juliana3 - Juliana Carlota Kramer Soares

Juliana Carlota Kramer Soares

Linha de Pesquisa: Aspectos epigenéticos envolvidos nos processos de aprendizagem e memória
Pretende se credenciar no Programa de Pós-Graduação de Psicobiologia

lattes.png

PSICOBIOLOGIA

WhatsApp Image 2020-10-01 at 06.52.07 -

Carlos Eduardo Neves Girardi

PSICOBIOLOGIA

Linha de Pesquisa: Impacto do Estresse sobre o Neurodesenvolvimento e o Comportamento
Aspectos Motivacionais, Celulares e Moleculares do Comportamento Social

Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Diferentes aspectos do comportamento social e suas bases celulares e moleculares com objetivo de identificar fatores que influenciam a redução na motivação por interações sociais (fatores genéticos, ambientais, intrínsecos ou induzidos) além de investigar os mecanismos neurobiológicos envolvidos no comportamento social típico e atípico. Utiliza animais não-humanos (roedores), empregando técnicas de análise do comportamento e abordagens histoquímicas e bioquímicas imunohistoquímica, western blotting, PCR, manipulações genéticas e intervenções farmacológicas. Atualmente, introduziu seres humanos no grupo de pesquisa. Credenciado Programa de Pós-Graduação da Psicobiologia

lattes.png
DEBORAH SUCHECKI.png

Deborah Suchecki

PSICOBIOLOGIA

Linha de Pesquisa: Modelos animais de transtornos psiquiátricos relacionados ao estresse.
Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Meu grupo estuda, por meio de modelos animais, como diferentes formas de estresse durante o neurodesenvolvimento (desde a infância até a adolescência) alteram o funcionamento do cérebro e, consequentemente, os comportamentos que podem ser traduzidos para sintomas de transtornos psiquiátricos como ansiedade, depressão e transtorno de estresse pós-traumático. Também estamos interessados em entender quais sistemas cerebrais estão envolvidos na resiliência ao estresse, já que existe variabilidade individual para as consequências da exposição ao estresse ao longo da vida. Credenciado Programa de Pós-Graduação de Psicobiologia

lattes.png