top of page
Visita online ao departamento
Os docentes do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia organizaram uma Visita Monitorada ONLINE por meio de um vídeo que aborda os laboratórios, linhas de pesquisa e demais aspectos.
Docentes disponíveis no departamento

Alexandre C. Keller
IMUNOLOGIA
Linha de Pesquisa: Linfócitos NKT e resposta de estresse
Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Compreender a biologia dos linfócitos NKT e seu uso em imunoterapia por meio da influência da resposta de estresse sobre a biologia dos linfócitos e seu impacto na imunoterapia e doenças inflamatórias
Credenciado Programa de Pós-Graduação da Microbiologia e Imunologia
E-mail: ackeller@unifesp.br

Katia Cristina Pereira Oliveira Santos
PARASITOLOGIA
Linha de Pesquisa: Sinalização celular e expressão gênica em parasitas
Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Estudar a sinalização celular (ou transdução de sinal) e expressão gênica de parasitas onde o atual organismo de estudo é o Schistosoma mansoni (possível expansão do estudo: Toxoplasma gondii). Ao entender o processo de sinalização, haveria um avanço no conhecimento dos mecanismos moleculares chaves para o sucesso da relação parasita-hospedeiro. Sendo assim, essencial para o futuro desenvolvimento de novas estratégias para o combate das doenças parasitárias, como o desenvolvimento de drogas e vacinas.
Objetivo principal: estudar via de sinalização do TNF-alfa de S. mansoni, e a caracterização do efeito do TNF-alfa humano (molécula pró-inflamatória produzida na reposta imune) no parasita.
Credenciado Programa de Pós-Graduação da Microbiologia e Imunologia
E-mail: katia.oliveira@unifesp.br

Nilmar Moretti
MICRO e IMUNO
Linha de Pesquisa:
1) Papel da acetilação proteica na regulação da diferenciação das formas evolutivas de Leishmania
2) Caracterização das lisinas desacetilases de Leishmania
3) Papel das modificações de mRNA na regulação da expressão gênica e síntese proteica em Leishmania
4) Uso das lisinas desacetilases e acetiltransferases como alvos de droga para desenvolvimento de novos fármacos para tratamento de leishmanioses
5) Biologia sintética como ferramenta de estudo da acetilação proteica em Tripanosomatídeos
Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Estudar o papel de modificações pós-traducionais de proteínas e pós-transcricionais de mRNAs com o objetivo de entender como esses players podem afetar a diferenciação de patógenos de importância médica, como Leishmania, T. cruzi e T. brucei. Neste contexto, avaliamos como essas modificações podem regular a expressão gênica, estrutura da cromatina e síntese proteica destes parasitos, através de diversas ferramentas bioquímicas e de biologia molecular, como CRISPR/Cas9, CHIP-seq, expressão heteróloga de proteínas etc. Finalmente, em um contexto mais translacional, validamos as enzimas responsáveis pelas modificações citadas acima, como potenciais alvos terapêuticos. Os projetos desenvolvidos no laboratório contam com diversos colaboradores nacionais e internacionais.
Credenciado Programa de Pós-Graduação da Microbiologia e Imunologia
E-mail: nilmar.moretti@unifesp.br

Elaine Guadelupe Rodrigues
Linha de Pesquisa: Imunobiologia dos Tumores
Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Estudar novos compostos naturais e sintéticos para o controle do crescimento tumoral, avaliando também o envolvimento do sistema imune nesse efeito antitumoral. Avaliar o efeito da hiperglicemia no desenvolvimento do melanoma e adenocarcinoma de mama, também avaliando o efeito sobre o sistema imune e a resposta antitumoral gerada. Credenciado Programa de Pós-Graduação da Microbiologia e Imunologia
E-mail: rodrigues.elaine@unifesp.br
IMUNOLOGIA
_edited_edite.png)
Erika Suzuki de Toledo
Linha de Pesquisa: Mecanismos celulares envolvidos durante a interação entre fungos patogênicos e células epiteliais
Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Durante a interação entre células epiteliais e fungos patogênicos, como Paracoccidioides brasiliensis e Histoplasma capsulatum, ocorrem vários eventos (por exemplo, adesão ou secreção de citocinas) que auxiliam no estabelecimento da infecção no hospedeiro. Nosso objetivo principal é investigar quais são as moléculas e vias de sinalização envolvidas nestes processos.
Credenciado Programa de Pós-Graduação da Microbiologia e Imunologia
E-mail: erika.suzuki@unifesp.br
PARASITOLOGIA

Clara Lúcia Barbiéri Mestriner
Linha de Pesquisa: Imunobiologia de Leishmania
Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Dentro dessa linha de pesquisa, o enfoque atual é a busca de novos esquemas terapêuticos contra as leishmanioses por imunoquimioterapia e reposicionamento de fármacos.
Credenciado Programa de Pós-Graduação da Microbiologia e Imunologia
E-mail: barbieri.clara@unifesp.br
MICRO, IMUNO E PARASITOLOGIA

Roberto Rudge de Moraes Barros
Linha de Pesquisa: Utilização de Plasmodium knowlesi como modelo para pesquisa de malária in vitro
Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Biologia de Plasmodium e desenvolvimento de novas drogas anti-maláricas
Credenciado Programa de Pós-Graduação da Microbiologia e Imunologia
E-mail: moraes.barros@unifesp.br
MICRO, IMUNO E PARASITOLOGIA

Rosana Puccia
MICROBIOLOGIA
Linha de Pesquisa: Caracterização de moléculas biologicamente ativas de fungos patogênicos humanos, com foco em vesículas extracelulares e parede celular.
Interesses e objetivos da Linha de Pesquisa: Os projetos do laboratório visam estabelecer um parelelo entre o conteúdo de vesículas extracelulares e parede celular de fungos patogênicos e a relação com o hospedeiro e seu sistema imune e a sinalização de vesículas extracelulares no próprio fungo. Os modelos principais são o Paracoccidioides e a Candida albicans.
Credenciado Programa de Pós-Graduação da Microbiologia e Imunologia
E-mail: ropuccia@gmail.com
bottom of page